quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Caça aos parasitas!

Que dia trabalhoso! Finalmente transplantei uma parte substancial das minhas plantinhas para os canteiros.
Antes da "terra boa" chegar (o paizocas foi buscar), pintei apenas uma pequena faixa de azul nos canteiros, uma vez que esta vai ser a nova cor da barra e parte da mesma vai ficar tapada com terra.
A primeira demão de azul! Fica tão bonito e alegre!
É normal a primeira demão ficar manchada. Com a segunda demão, a cor acerta e fica mais uniforme.
O primeiro canteiro já quase cheiro de terra. A "terra boa" veio da quinta de um familiar (obrigada, primo Ciríaco!!!) e foi o meu pai que foi buscar! Fiz uma mistura com composto orgânico e o resultado é excelente. Se conseguissem sorrir, as minhas plantas teriam certamente um sorriso "de orelha a orelha"!!
A primeira que mudei:

Já quase no fim dos trabalhos no primeiro canteiro:
E agora gostava de chamar a atenção para a questão do tutoriamento das plantas.
Quando tratarem das vossas próprias plantas, se elas forem trepadeiras ou de crescimento rápido, é essencial proporcionar-lhes um tutor, que não é mais do que um apoio ao crescimento vertical da planta ou o encaminhamento da mesma para um local de nosso interesse (no caso das trepadeiras). 
Um cuidado essencial a ter é, sempre que possível, utilizar fio de jardinagem (como o que eu utilizei) ou, pelo menos, utilizar um material que não provoque ferimentos na planta.
De igual forma não deverá ser exercida uma pressão exagerada nem se deverá apertar muito o fio, de forma a impedir futuros estrangulamentos dos caules. Penso que nas imagens se consegue ver bem que deixei o fio suficientemente folgado para permitir o normal crescimento em diâmetro e suficientemente rígido para estabelecer a linha condutora do crescimento na vertical.

E aqui está o primeiro canteiro no final da manhã: hibiscus, dipladénias, bungavílias, um pinheirinho, a minha querida magnólia e ainda alguns tubérculos de tulipas!! Tomara já a próxima primavera!
O segundo canteiro:

As tulipas ficaram distribuídas pelos dois canteiros:

E o aspeto final! Pronto...parece um campo de guerra...mas as redes e o magote de baldes são essenciais nesta altura. Quando a vedação em madeira for colocada nos canteiros, voltará a normalidade a este quintal!
No segundo canteiro voltamos a ter um pinheirinho, bolbos de tulipa, dipladénias, hibiscus e a minha camélia branca ao centro! 
A parte que se segue enerva-me e irrita-me que eu sei lá! PARASITAS!!!! Independentemente de terem duas pernas ou não sei quantas patas, de largarem baba, voarem ou sei lá mais o quê, os parasitas arruinam-me os nervos!!!
Já ontem tinha andado a podar alguns ramos do meu limoeiro que possuiam cochonilhas! Parasita nojento! Instala-se nas pobres das plantas e suga-lhes a seiva até ter aquela barriga enorme bem cheia!!! Como se não bastasse, normalmente apresenta-se acompanhada de piolhos, pulgões e larvas (se repararem, aqueles pontinhos brancos são umas destas coisas).


O que eu fiz, e que aconselho vivamente a que façam, é aplicar algum tempo na observação das folhas, caules e raízes das vossas plantas em busca da presença destes seres asquerosos. O que fazer? Cortar folhas que se apresentem notoriamente doentes ou infestadas (até porque constituem um foco de infestação para plantas vizinhas), eliminar individualmente os parasitas (depende da quantidade existente....por vezes a infestação já é tão grande que parece a corrida aos saldos!!) e tratar as nossas plantas!
Hoje já falei com elas em jeito de motivação. Comprei uma barra de sabão e amanhá vou fazer uma solução de água e sabão para as borrifar. Parasitagem, só tenho uma coisa a dizer-vos: vocês não pertencem ao meu quintal!!! Ponto!

Outra desagradável surpresa que se pode ter é a presença de ovos de caracol. Pois é...os malandros enfiam-se por tudo o que é sítio e vá de por ovos!
Todos os que encontrei foram de imediato raspados e deitados fora.
No caso desta planta, os caracóis já se apresentavam mais crescidinhos:

E encontrei ainda piolhos..... Escusado será dizer que todas estas folhas foram cortadas e deitadas fora.
Encerrado o capítulo dedicado aos parasitas, passo a outro tipo de desgraças...
Possivelmente enquanto andava a tratar do primeiro canteiro, "alguém" de esgueiro até ao segundo canteiro e pretendeu deixar a sua marca: um valente pupu!!! Fiquei chateada! Pois fiquei! E ainda mais chateada fiquei porque limpar aquela coisa não foi a mais agradável das tarefas!
Adiante...tinha eu e o meu pai acabado de trazer mais terra para o quintal, fomos a casa fazer qualquer coisa e quando regressei (no máximo tinham passado 2 - 3 minutos) era este o cenário:
No coments!

O Abanicus continua na linha da frente. Na ansiedade de me ajudar nas pinturas não olhou a meios e ficou um bocadinho...azul...







Neste mesmo instante estou chateada...muito chateada. Digamos que o aspeto do primeiro canteiro já não é o que aqui viram. 

:(

Màiri

Sem comentários:

Enviar um comentário