quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pequenos avanços

As obras vão avançando a um ritmo compassado, ainda que mais lento que o que eu gostaria (ai a ansiedade....).
Ontem comecei a impermeabilizar a parede principal, com um produto que contém fibras. Penso que não vou ter grandes problemas com a humidade, mas nada como prevenir.

O início foi assim:

 Quando terminei a primeira lata, ficou assim:

 
Entretanto, ao final da tarde de ontem, vieram entregar o xisto. Mais uma vez fiquei desapontada com as atitudes das pessoas...só descarregaram depois de ter prendido os cães e fechado o portão (são umas feras, os cães da minha irmã! Terríveis! Só querem é festas, mas enfim...). Aqui ficou a palete de xisto (amanhã tenho que ver na guia qual o peso total...), que tive que carregar sozinha (!!!!) para dentro de casa. Ou seja, sozinha consegui fazer o que dois homens não quiseram (!!!!) fazer. Desculpem o desabafo, mas esta situação tem andado atravessada...enfim.


 Aqui ficaram umas lajes...


 No sótão da minha irmã ficaram mais umas....


 Aqui ficaram outras...


...e encostadas à parede da cozinha ficaram as lajes maiores, que por lapso da minha parte não fotografei.
Hoje, 3 latas de impermeabilizante depois, o aspeto da parede principal é este. Lentamente, o meu querido sótão vai ficando mais composto.


Junto à entrada, as coisas também já estão a ficar compostas...estou ansiosa por ter tudo pronto!


Na véspera de mais um dia de muito trabalho, fica uma fotografia que considero fantástica e que tirei ontem, na caminhada matinal que dei pelo meu belíssimo castelo. Fantástico!

 
 
Agora é altura de ir descansar e tomar alguma coisa para a tremenda dor de garganta que tenho desde ontem à noite. Fiquem bem e sejam felizes! xxx

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dias de trabalho...

Após uma ausência de alguns dias, resta relembrar o mau tempo que assolou o nosso país, assim como outros sinistros que certamente marcarão a nossa memória durante bastante tempo...
Por aqui, as obras vão avançado, se bem que a um ritmo mais lento do que eu gostaria...o mau tempo também não tem permitido que seja de outra forma...
Como os tijolos existentes são antiquíssimos e apresentam uns orifícios enormes, fiz uma malandrice...tapei os buracos com jornais para que fosse utilizada menos massa e o processo de rebocar se tornasse mais rápido!



No sábado enchi-me de coragem e recorrendo a nata de cimento, colei várias pedras de xisto no pilar principal da casa! Espero que não caia nenhuma!


Amanhã bem cedinho, este cantinho espera por mim...missão do dia: continuar a lixar barrotes!!!


No sótão propriamente dito, a próxima dor de cabeça vai ser a colocação do chão. Amanhã à tarde vou receber o xisto que já comprei e estou ansiosa pelo resultado final.
A próxima G-R-A-N-D-E dor de cabeça vai ser tratar do espaço abaixo: o vão de acesso ao meu sótão e ao da minha irmã. Tenho que aprender a respirar fundo!

 
Por casa, continuo a poder contar com os mimos da Bolachinha...



... e companhia da Maria (quando o vôvô não está, para que fique bem claro!).


Sempre atenta!


Hoje à tarde decidi ir esticar as pernas. Este mês ainda não tinha caminhado (tem sido casa, casa e ainda...casa) e soube-me a maravilhas.
Optei por uma caminhada pelo castelo e pela parte antiga da cidade. O resultado é o que se pode ver:



 Em baixo pode-se observar a antiga ponte do caminho de ferro. É fantástico atravessá-la quando vou pela ecopista.


Este bosque no castelo é delicioso. Só tenho pena que não seja possível estar mais bem conservado.





Os pombos habitam por aqui desde sempre. São uns dos guardiões do castelo.



Tempo ainda para visitar as escavações que por ali foram realizadas. É sempre um prazer imaginar as coisas a que estas pedras assistiram e o que já viveram...





Este soalho é maravilhoso...simplesmente maravilhoso!








No regresso a casa, e num local por onde já passei centenas de vezes, só hoje reparei nesta inscrição.


O que esta casa já viveu!
 

E esta também!
 


 
Até breve e sejam felizes!


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dia cinzento

Penso que ando um pouco como o tempo...cinzenta.
A desmotivação e frustração profissional traz destas coisas...dias em que não apetece nada e em que nada está bem.
De manhã apercebi-me que já tinha imensos piri piri madurinhos...decidi colher alguns para fazer picante! Adoro!
Perante a necessidade de concluir alguns trabalhos e assuntos pendentes do mestrado, hoje as obras ocuparam muito menos tempo que o habitual.
Durante a tarde, e enquanto chovia, a gata Maria fez-me companhia e esteve sempre atenta às movimentações exteriores.


Já o mês de janeiro vai adiantado e ainda não tinha tido oportunidade de consultar o meu Borda D'Água. Apesar de não simpatizar especialmente com o senhor do fraque e cartola, adoro as informações que este pequeno almanaque contém.


Fiquei a saber que esta é a altura indicada para semear ervilhas de cheiro (tenho imensas sementes!), entre outras coisas.
Adorei as representações gráficas dos signos do zodíaco.
Acabadinho de concluir está o rascunho do requerimento para a dissertação de mestrado...resta-me aguardar a apreciação do orientador.

Antes da despedida, seria impensável não publicar mais algumas imagens da Bolachinha. Por vezes fico a pensar se não se aborrecerá de ter uma mummy tão protetora e melga como eu!
 Como se pode constatar, a maior parte da cama é dela!


Até já!