terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rendida aos e-books

A noite de domingo passado, para além de ter permitido assistir à cerimónia dos Óscares, possibilitou-me uma incursão pelo mundo dos e-books.
Fascina-me tudo o que se encontre relacionado com trabalhos manuais, com decoração, com a Idade Média, com a cultura celta...enfim, com uma imensidão de temas.
Se, a juntar a tudo isto, conseguir aliar o fator antiguidade, tanto melhor!
Descobri uns quantos livros do final do século XIX, início do século XX, que me deixaram boquiaberta. Para me sentir completamente feliz, só falta mesmo a oportunidade de os poder folhear e cheirar (confesso que não compro livro nenhum sem o cheirar primeiro...).
Este livro, que aborda a Idade Média, contém ilustrações belíssimas!

 
 
 

 
Num outro livro encontrei este xaile...lindo! Tenho o forte pressentimento que ainda o vou fazer para mim!
 

 
Este outro livro, de 1901 (!!!) aborda temas relacionados com arquitetura e decoração. Fantástico!
 
 
Esta publicação, de 1915, também aborda as manualidades.
 

 
 
A pirogravura é uma área que me fascina...já experimentei fazer, ainda que a um nível bastante rudimentar, e adorei a experiência. É sem dúvida uma área a explorar.
 


 
 
Como não poderia deixar de ser, os temas relacionados com bombeiros acabam sempre por aparecer nas minhas pesquisas (sabe-se lá porquê...). Este manual, de 1920, deveria servir de exemplo para muita coisa no nosso país, e nbão só na área dos bombeiros. Já nesta altura as pessoas qualificadas para o efeito desempenhavam funções profissionais nas áreas nas quais se formaram. Em Portugal quando acontecerá isso? Estamos a mais de um século de distância do caminho certo a seguir...a mim arrepia-me...
 


 
 
De volta às manualidades, mais uma publicação deliciosa que descobri:
 


E vou mesmo ter que ensaiar estes pontos para fazer uma mantinha!

 
 
Esta publicação de 1899 (sim...leram bem...1899!!) é extraordinária. Para além de ensinar a fazer uma série de coisas (bordados, crochet e tricot), tem imagens e esquemas fantásticos. Completamente aprovado, até porque as instruções são muito fáceis de compreender!
 




 
 
Na publicação mais antiga que encontrei (1894!!!), descobri um acessório que vou fazer e utilizar no próximo Inverno! Parece-me ultra confortável! (contudo, dispenso o laço....)
 


 
A minha mais recente paixão é o gaélico escocês. Possuo uma enormidade de livros, gramáticas, dicionários, áudios....
 

 
Este é o aspeto da quantidade de bibliografia que vou acumulando no meu computador...só espero que não avarie....
 
 
Numa altura em que me sinto bastante desmotivada com a dissertação de mestrado (o ânimo hibernou...), tenho ainda dois trabalhos a fazer...o de modelação hidrológica é o que está na rampa de lançamento, mas a vontade de o fazer....onde anda ela?
 
 
Este é um tema que me interessa..e que vou tentar aprofundar: 
Feasgar math dhuibh!! Màiri
 
 
 

 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Já tenho uma janela no sótão!!


O dia de hoje foi bastante produtivo. Considero que foram alcançados grandes progressos. Pelas 10h00 já estava concluído o triângulo que tinha ficado por fazer desde ontem por falta de cimento.




Esta área, em termos de colocação de chão, já está finalizada (ou melhor....ainda falta betumar as juntas) e ficou fantástica!
Ainda antes de almoço, a janela foi finalmente colocada no telhado. Aqui está a abertura que se fez:


E a vista linda que vou ter:


 
Aqui está a janelita, ansiosa por ser colocada no seu lugar.
 

 

E aqui está ela, já no cantinho que lhe reservei.


O castelo espreita, lá no alto!


Na parte da tarde, progrediu-se com o chão. Como a área em questão tem os pilares de suporte ao telhado, o que retira bastante área útil, a disposição do chão vai, de certa forma, contribuir para a separação desta área em espaços distintos, com diferentes finalidades.
Como tal, e para aproveitar uma área que considero morta, foi estabelecido um corredor de acesso a todo o sótão. Aqui está o ensaio:


 
O pôr do sol hoje foi assim! E devo confessar que de vez em quando lá vou meter a cabeça pela janela e apreciar o céu e o vento...é tão bom!
 

 
 


O entardecer foi extraordinário!

 
E o anoitecer também!
 
 
 
Entretanto, foi utilizada espuma PU para isolar algumas aberturas que tiveram que ser criadas para a colocação da janela. Ao olhar, só me consigo lembrar dos suspiros! 
Obviamente que não vai ficar com este aspeto. O excedente de espuma vai ser cortado e vou aplicar borracha líquida para consolidar o isolamento.
 

No interior ficou assim, mas não me vou preocupar em cortar o excedente de espuma. Com o isolamento colocado, não se vai ver.

 
 
E aqui está o chão! Por outro problema logístico (hoje foi a areia que se acabou!), não foi possível completar até à porta. Mas também não é grave.
 




Esta noite vai ser dedicada ao repouso...e talvez a uma incursão pelo gaélico escocês.... oidhche mhath! Math Didòmhnaich! Màiri
 

 

 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Chuva e frio...

Ai que maratona....depois de uma noite de trabalho, hoje foi um dia de MUITO trabalho. No final de cerca de 30 horas sem dormir, sinto-me como um vegetal demasiadamente cozido...
O dia de hoje foi bastante frio e chuvoso, o que me dificultou a vida...
Logo pela manhã, o meu aspeto era este (recuso-me a comentar o aspeto da personagem ao final do dia...):


A intenção era concluir a aplicação do xisto na parte do chão que vai ficar mais elevada. Comecei por um dos cantos que tem um pilar:




E foi assim que ficou antes de almoço, e após um pequeno tsunami (eu e os baldes com água temos uma relação muito pouco amistosa...como ainda se pode observar em alguns locais):



Ao final do dia, o aspeto geral era este:







Devido a um problemazito logístico (fiquei sem cimento...), ainda ficou este cantinho por fazer, mas não é grave.


Aqui dentro desta caixinha está uma das janelas a colocar no telhado....estou ansiosa por estar colocada! Vai dar um jeitão!!!


Entretanto ando a solicitar orçamentos para roofmate...vamos ver as respostas que vou receber....

Mudando radicalmente de assunto, finalmente decidi que vou aprender gaélico escocês. E quem me conhece sabe bem que quando me proponho a fazer alguma coisa, faço mesmo. Estou entusiasmadíssima! Já tenho imensos livros de apoio em formato digital (dicionários, gramáticas, entre outros) e até já sei dizer e escrever o meu nome em gaélico: Màiri (nome comum) ou moire (Maria, em contexto religioso). "Màiri" .... gosto muito!!
Encontro-me completamente enamorada pela maior parte dos livros que tenho em meu poder. Alguns deles encontram-se recheados de ilustrações de cortar a respiração. Verdadeiras obras de arte!
 


Este é um dos meus preferido...e foi publicado em 1848! Um verdadeiro tesouro!


Um dos objetivos que pretendo alcançar até ao final deste ano, para além da elaboração da dissertação de mestrado, é conseguir compreender o que um texto como o abaixo ilustrado contém. E vou conseguir!

 
Por hoje é tudo! Oidhche mhath!!! **