sexta-feira, 1 de julho de 2016

Escócia

Finalmente consegui ir à Escócia!
Desta vez é que foi!
Foram uns dias fantásticos, em que tive a sorte de conhecer e visitar imensas coisas....de respirar aquele fantástico ar e de travar conhecimento com imensas ovelhas (e não só!).
Bom...como prometido, começo hoje a relatar, na primeira pessoa, as aventuras vividas na minha amada Alba.
E para começar, nada como falar das estradas...e da condução ao "contrário".
Antes que me esqueça, devo dizer-vos que o vosso melhor amigo vai ser o GPS. Sem essa engenhoca, se calhar ainda andava à procura do primeiro alojamento!
Assim, recomendo vivamente que, caso aluguem um veículo, incluam o GPS ou que levem um vosso, desde que tenha os mapas atualizados.
É um sossego....mas mesmo assim não impediu que me perdesse uma bela noite e andasse a bater, de forma exaustiva e desesperada, à porta de alguém no meio da floresta. Maria João no seu melhor!
Um aspecto menos positivo é o facto de quando não temos a morada certa do local para onde queremos ir o GPS assumir o centróide do código postal...que por acaso pode ser comum a duas localidades diferentes...e depois ficamos a amaranhar....mas tudo se resolve.
Quanto ao veículo que me calhou em sorte, só tenho a dizer coisas boas. 
Com apenas 11 000 km, este Ford Focus foi uma agradável surpresa. Com seis mudanças "ao contrário" (esta questão não foi assim tão problemática quanto isso....na verdade, acho que não arranhei nenhuma mudança...) a condução não poderia ter sido melhor. Muito estável e fiável, a responder muitíssimo bem em montanha. Gostei muito!
No ponto de levantamento do veículo, no aeroporto de Edimburgo, ao chegar ao estacionamento fiquei boquiaberta...qual o número do veículo? Qual, qual? 13!!!!! Ah pois!

Bom...o que poderia parecer um sinal de mau agoiro afinal acabou por se transformar numa relação de cumplicidade durante doze dias....durante 2341 quilómetros...muito bom!
Em relação às estradas...o que poderei eu dizer?
Aqui sim, notei enormes diferenças em relação à Tugolândia.
Existem três grandes tipos de estradas na Escócia. As auto estradas (gratuitas...iupiii!!!!), as estradas ditas "normais" e as antigas estradadas militares.
Em relação às auto estradas, identifico duas situações que me causaram alguma estranheza.
A primeira delas o facto de surgirem rotundas em plena autoestrada.
A segunda, e a que realmente me fez muita, mas mesmo muita impressão, o facto de também em plena autoestrada haver desvios em contramão....ou seja, vai uma pessoa a circular normalmente e precisa de ir para um local que fica em sentido oposto. Muito bem....é só aguardar pelo próximo desvio, chegar o mais à direita possível, parar a meio da autoestrada (na zona dos separadores centrais), aguardar que o trânsito em sentido inverso passe e atravessar as duas faixas para o outro lado (sim...é mesmo o que estão a pensar....basicamente atravessamos a autoestrada de um lado ao outro para ir para o local pretendido...).
As estradas ditas "normais" apresentaram-me algumas questões.
A primeira delas, o facto de serem muito mais estreitas do que cá. E a sua largura vai variando ao longo do percurso. Por vezes de forma assustadora.
O maior problema que me apareceu à frente foram os passeios. Desgraçados e maquiavélicos passeios. Não os passeiozorros gordalhufos que temos cá, mas uns passeiozinhos malandrecos que estão por todo o lado.
Digamos que só deixei de andar aos encontrões aos ditos cujos a partir do quinto dia de condução. Shame on me!
Mas tenho que me defender! Para quem nunca conduziu ao contrário, é incomodo e por vezes até assustador sentir os pesados a passar a escassos centímetros do nosso lado direito, que tem estado "protegido" desde que se conduz.
A acrescer a isto o facto de não existirem bermas.
Ou seja...eu encolhia-me toda dentro do carro...pensava: é desta que vou acertar contas com o criador! ... desviava-me para a esquerda e pumba! Encosto no passeio magrinho e elegante que está presente em todo o lado!!!! Bahhhhh!!!!!!
Na imagem em baixo podem observar o passeio que refiro....e que está espalhado por todo o lado!


O terceiro tipo de vias...as antigas estradas militares.
Confesso que nestas tive mesmo gosto em conduzir! Continuamos a não ter bermas, mas também já não temos passeios!
Apenas consegue passar um veículo de cada vez, mas existem zonas de passagem em ambos os sentidos, habitualmente todas elas na linha de visão umas das outras.
Posso afirmar que as coisas correm muito bem...as pessoas são respeitadoras e quando avistam um veículo encostam logo no primeiro retiro que encontram e ainda por cima agradecem quando nos cruzamos! 
Desculpem a sinceridade, mas se fosse por cá era ver a malta a acelerar para passar em primeiro lugar e a buzinar! 
Por falar nisso...em quase duas semanas por acaso acho que só ouvi um condutor a buzinar...(e estou a falar a sério...não estou a ironizar!).
Aqui está um exemplo de uma antiga estrada militar:




Esta imagem fez-me lembrar de outra coisa...de vos fazer uma recomendação que para mim é imensamente importante: dependendo do vosso objectivo quando viajam, recomendo que aluguem um carro e andem à vossa vontade! Aproveitem e metam-se nas antigas estradas militares. Os circuitos turísticos comerciais não passam por aqui e garanto-vos que é nestes locais que vão ter a oportunidade de ver paisagens de cortar a respiração! Há tantos tesouros escondidos, caramba....não se deixem embrenhar apenas no que é comerciável.....entrem em contacto directo com a natureza e não se arrependerão!
Outra coisa que não deverão estranhar: passar literalmente pelo interior das propriedades agrícolas. É perfeitamente normal. Em qualquer caminho que se preze, terão sempre a oportunidade de passar dentro de várias propriedades agrícolas. Sem qualquer tipo de constrangimento! Sem portões fechados a cadeado e sem rochas colocadas a meio da estrada. 

E associado a estas estradas temos o quê? Ovelhas! Imensas! Rechonchudas e lindas! Todas elas! Que fazem literalmente parar o trânsito. E que comem no meio da estrada, se assim for preciso. Uma doçura!




E depois há surpresas...surpresas lindas e maravilhosas....como a que tivemos numa das localidades de pernoita. 

Pode haver coisa mais maravilhosa? Duvido.... (este patolas ainda vai ter direito a outra publicação, porque há coisas a contar!).
Para finalizar, deixo-vos três vídeos nos quais poderão constatar como é a hora de ponta em plenas Terras Altas escocesas e as vistas que se podem por lá observar...enjoy!







Até breve, em mais uma incursão pelas terras em que se usa kilt!

Maria

(P.S.:  por opção, e não por burrice da minha parte, estou-me borrifando para o acordo ortográfico.)


3 comentários: