domingo, 29 de junho de 2014

As férias chegaram ao fim...

Posso classificar estas minhas férias como tendo sido algo...como direi...extremamente trabalhosas.
Nem acredito que amanhã já estou de regresso ao trabalho... 
Frustrações à parte, em casa continuo às voltas com as pinturas, limpezas, decorações e crochet (esta última ocupação agrada-me bastante...).
A entrada e o corredor foram alvo pintura nova (portas incluídas).
Na imagem abaixo podemos observar a antiga pintura (em tons cinza) e a nova pintura das portas (em tons rosa e azul).
Na minha opinião, a entrada ficou muito mais alegre e iluminada!
É nesta divisão da casa que, por enquanto, se encontra a minha peça de mobiliário preferida: um roupeiro com cerca de 25 anos, que os meus pais mandaram fazer à mão em Paços de Ferreira. Que dizer? Adoro, adoro, adoro!
Aproveitei para o limpar em profundidade e passar um produto que é um misto de cera e de verniz. Bem, agora começam os problemas....referia o rótulo que o produto em questão não tinha um cheiro desagradável. Como foi a primeira vez que utilizei um produto deste tipo, o que fiz eu quando o abri? O que foi? O que foi? Quase que enfiei o meu proeminente apêndice nasal pelo frasco dentro! E o que aconteceu? O que foi? O que foi? Ia morrendo com o cheiro! Credoooo!!! Tenho a impressão que todas as minhas entranhas se encolheram!! Que cheiro horrível!!!!! Confesso que estava à espera que cheirasse mais ou menos bem...do tipo aquele cheirinho bom que algumas ceras possuem...mas enganei-me redondamente. 
Portanto, quando utilizarem um produto qualquer, não confiem cegamente nas instruções que vêm no rótulo, pois como podem ver nem sempre correspondem à realidade!
Pelo menos fique muito satisfeita com o resultado. Podem comparar o antes (à esquerda) e o depois (à direita), e garanto que ao vivo ainda é mais bonito e agradável à vista.
Gosto mesmo muito deste roupeiro. Tem uma série de enrameados fantásticos....que me fazem ficar ainda mais curiosa por tentar saber como seriam as peças de mobiliário na Idade Média....

Até os pés são trabalhados...lindos!
E as ferragens negras....ai, ai...magníficas!
Pinturas concluídas, começou a epopeia da decoração. Pratos espalhados pelo chão....eu a olhar para o chão e para as paredes...a puxar móveis para um lado...a puxar para outro porque afinal na outra parede parece que ficam melhor...enfim, uma comédia!
 Mais umas quantas coisas espalhadas pelos móveis....
E ainda mais algumas, com direito a uma boa chávena de chá!!!! 

Entretanto as coisas começaram a compor-se...umas jarrinhas alegres com rosas...e um simpático ratito a acompanhar! 
O Senhor Segundos muito solene, no seu novo lugar! 
Uma perspectiva da porta de entrada (apesar de a decoração ainda não estar concluída, pelo menos já consegui colocar a barra em tons de rosa junto ao tecto. Penso que consegui alcançar o que pretendia..."cortar" um pouco da "agressividade" do turquesa.).
Novamente o Senhor Segundos... 


E este cantinho aqui está reservado para algo muito especial, que me vai dar imenso trabalho mas que espero conseguir fazer. Aguardemos!  
Mais uma parede que ainda precisa de algo mais, mas cada coisa a seu tempo! 

E ontem à noite iniciei o que espero vir a ser a primeira peça de roupa com mangas feita por mim!! Conseguem adivinhar o que será??? 
Até breve!!!

Màirí ***

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Limpezas a fundo

Estas minhas férias têm sido assim algo de .... como direi ....no mínimo estranho.
Entre compromissos já assumidos, andei ainda a trabalhar por outras paragens .... e no domingo passado terminei um longuíssimo ciclo de formação ministrada, em que em mais de dois meses consecutivos tive o privilégio de privar com cerca de cem operacionais do distrito de Évora, tentando transmitir-lhes conceitos diversos na área do combate a incêndios florestais. A responsabilidade que os bombeiros transportam aos ombros traduz-se nisto mesmo: espírito de sacrifício e vontade de saber e fazer cada vez mais e melhor.
Esta semana, entre reuniões e incêndios, a ordem do dia tem sido: P-I-N-T-U-R-A-S!!!!
Confesso que não é das melhores coisas que me podem acontecer, mas quando tem que ser é e pronto! Se é para fazer, faz-se e mais nada! (mas é claro que preferia ter umas férias normais e passear, passar uns dias algures...enfim, talvez um dia.).
As paredes cá de casa andavam tristonhas...monótonas. Basicamente, a necessitar de uma profunda mudança.
E foi isso mesmo que aconteceu! A entrada e o corredor já têm uma nova cara e depois de ter a decoração feita, acho que vão ficar bem simpáticos!
O primeiro passo foi "descascar" as paredes. A tinta que estava colocada era plástica (arrgghhhhh....se nunca gostei deste tipo de tinta, a partir de agora fiquei mesmo a detestar...), o que quanto a mim faz com que as paredes não respirem adequadamente. 
A sensação com que fiquei depois de ter removido toda a tinta plástica (puuuffff....que trabalheira e que poeirada!!!) foi a de que as paredes deram um valente suspiro de alívio e se encheram de ar fresco!
O primeiro passo foi pintar o tecto (Sim! Não estou a escrever conforme o acordo ortográfico porque me apetece e pronto!!)...neste caso de um bonito tom de amarelo (confere uma enorme luminosidade...):

Aqui já prontinho!!!!

Entretanto começaram a acontecer as desgraças (até me admirava se não acontecesse qualquer coisa....). 
Como existiam alguns cabos de telecomunicações (já em desuso) ainda colados à parede, removi-os todos. E aos quilos de cola que os fixava à parede. Bahhhh!!! Que porcaria!!! Pode ser rápido para os técnicos de telecomunicações despacharem serviço, mas é uma grande porcaria! Para além de danificarem as pinturas, dão um trabalho imenso quando se quer remover tudo....mas já está. Tudo limpinho e sem cola nenhuma!!
Bom, foi nesta altura que a desgraça aconteceu. Apercebendo-me que a parede "tocava a oco", decidi investigar...e a verdade é que o reboco estava a desagregar-se.
Martelada daqui....martelada dali....tive que remover uma parte do rodapé, porque estava quase a cair.... por momento até pensei se esta situação não seria um sinal divino!!! Do tipo Indiana Jones (versão feminina, claro!!!)...a escavar e a martelar até descobrir um tesouro qualquer!!!
Mas não...a única coisa que encontrei foi mesmo uma parede em mau estado, que precisou de um "penso rápido". O tesouro vai ter que ficar para a próxima.... 
Agora vem a parte mais complicada. Aqui está a cor que escolhi para a entrada: turquesa!!! (o tom da fotografia não corresponde totalmente ao tom real, que considero bem mais interessante!).
Digamos que o primeiro impacto foi um pouco estranho....quer dizer...sempre é turquesa! Um tom forte para a vista!! 
No entanto devo dizer que agora simplesmente A-D-O-R-O!!!
Se as coisas correrem bem e eu conseguir concretizar a decoração que tenho em mente, vai ficar bem agradável!!! (lamento, mas terão que esperar pelos próximos episódios....)
Mesmo que ande ocupada com diversas tarefas, a minha imaginação não para...e de pensamento em pensamento, eis que fui assaltada por uma ideia para tentar quebrar um pouco da "agressividade" do azul....
:: tecido 
:: agrafador
:: madeira
:: tesoura  
... coisas espalhadas por todo o lado (sou mesmo assim....em tudo! Assim que chego a um lado qualquer trato logo de espalhar papeis, canetas, óculos, etc.).
Desde já refiro que as portas irão mudar de cor...talvez ainda este fim de semana!!!! 
Entretanto o penso rápido foi feito...e pintado! 
E aqui está o resultado parcial da receita que envolveu tecidos, madeiras e agrafadores!  
Um pouco mais ao perto, aqui está! Madeira forrada com um tecido giríssimo, que vai rodear toda a entrada!
A intenção seria colocar esta "fita" mesmo junto à zona onde começa o tecto, mas como passam por ali uns cabos eléctricos fui obrigada a descer um pouco....mas acho que vai ficar bem acolhedor! 


Não havendo nada em contrário, este fim de semana vai ser pródigo em alterações de visual!!!
Sejamos todos pacientes e aguardemos pelo desenrolar dos trabalhos!

Até breve!

Màirí **

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bem vindos a Beirais!!!!

Hoje foi dia de passeio! Apesar de estar de férias há já uma semana, algumas actividades paralelas não têm permitido o tão desejado período de descanso nem tão pouco algum tipo de lazer.
Na passada semana comecei a dar formação a grupo simpático e bem disposto de funcionários de algumas autarquias, que pretendem vir a desempenhar funções profissionais no âmbito da fiscalização.
O local escolhido para o efeito é esta magnífica sala, a Sala dos Leões, sita na Câmara Municipal de Évora.
Palavras para quê?



Foi apenas no segundo dia que reparei nestas escavações, no interior do edifício. Parece que são romanas...e parece que foram umas termas, ou algo semelhante. Lindo de se ver. 









As noite e os fins de semana ainda estão a ser empregues a formar operacionais dos bombeiros do distrito de Évora no âmbito do combate a incêndios florestais. Avizinha-se e adivinha-se uma época complicada e trabalhos, pelo que temos que estar todos bem cientes da responsabilidade e exigências diversas que temos em cima dos nossos ombros.
As paisagens para os exercícios práticos são estas...
...e no domingo adorei ver esta família a passear e a fazer um mega piquenique...duas gerações e uma patolas do mais traquinas....um exemplo a seguir! Ninguém ficou para trás! 
Mas hoje foi diferente...para melhor, de passagem se diga!
Pela manhã o destino foi Peniche. As coisas não correram como o esperado (Museu Fortaleza encerrado...o almoço também podia ter corrido melhor...), mas sempre deu para apanhar o ar saudável do mar (e um valente escaldão, também!!!) e esticar as pernas. 
Este foi o "vizinho" no parque de estacionamento. Um carro fantástico e super bem conservado! Todo ele brilhava e reluzia!
O passeio pelo molhe foi do melhor. Excepto a parte do escaldão...mas não faz mal. 
Imensos peixes e mais uma vez a tristeza de ver que o bicho homem realmente é muito porcalhão. Lixo em tudo o que é sítio. Que tristeza! 


À hora de almoço, as gaivotas andavam completamente doidas. Parece que há quem vá deixar pão para elas e o resultado é uma correria e alguma confusão, para ver quem consegue ficar com os melhores pedaços. Uma delícia de se ver!  



A caminho do Cabo Carvoeiro, as Berlengas e as Desertas apresentavam-se soberbas!
Só me apeteceu dar estalos na minha própria pessoa! Aqui a inteligente deixou a máquina fotográfica em casa e as fotografias que consegui tirar (desculpem a fraca qualidade...) foi com recurso ao telemóvel...e sem ver nada do que estava a fazer, pois com a luminosidade do sol não consigo ver nada do que aparece no ecrã do telemóvel!!! 
A Nau dos Corvos (o rochedo isolado que se vê a meio da fotografia) constituiu uma agradável surpresa. A passarada (corvos...muitos e lindos!!) adora ficar por ali, a apanhar sol e a observar quem passa....fiquei a imaginar como seria na época dos piratas!!!! Quantos barcos de terão despedaçado contra estas falésias?? 









Ainda no Cabo Carvoeiro, e se bem que exista uma semi escadaria até este local, não se consegue ficar indiferente a quem se aventura até locais nada seguros para tentar pescar...enfim.
Mar de um azul intenso e infinito....até onde a vista alcança! 

Fiquei fã da Nau dos Corvos!



Adoro a fotografia abaixo...mesmo ao acaso tive a felicidade de obter este belo registo. E ainda por cima com um telemóvel! 




As gaivotas são umas descaradas...e foi uma sorte não ter acontecido nada de menos higiénico! 
Linda....
E aqui tive outro momento de sorte....gosto muito!

Já de saída do magnífico local que é o Cabo Carvoeiro, eis que descobri que é aqui que nasce a EN114!!! É verdade! Aqui está o km 0 desta estrada nacional, que liga o Cabo Carvoeiro à cidade de Évora! 

Depois de uma voltinha pela linda vila de Óbidos (e três ginjinhas depois...), onde é que fui? Onde? Onde? Ao Carvalhal!! 
É nesta localidade que são filmados os exteriores de uma série que gosto imenso de ver e que me faz rir com vontade. "Bem vindos a Beirais"!
Consegui ver um bocadinho de umas filmagens com os actores mais novitos do elenco e fiquei estupefacta com a quantidade de técnicos e veículos que por ali estavam a dar apoio às gravações.
Este é o largo onde tudo acontece.... 
Podemos ver a Sociedade Recreativa (à esquerda, na rua perpendicular ao largo)...
...a agência funerária (que pena as filmagens não serem com os cangalheiros...são as minhas personagens favoritas!!!).... 

Com o toldo amarelo temos o mini mercado da Alzira e um pouco mais acima a barbearia....

A agência funerária de novo....


E as atrizes que interpretam a Tânia (à esquerda) e a Inês (à direita)... 



E o trio maravilha dos disparates da adolescência....
A oficina Pedroso...

...e o Posto da GNR...
Esta é a casa que aparece logo no início do genérico...linda!
No genérico:
Resumindo...foi um bom dia...

Fiquem bem!

*Màirí **