segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bem vindos a Beirais!!!!

Hoje foi dia de passeio! Apesar de estar de férias há já uma semana, algumas actividades paralelas não têm permitido o tão desejado período de descanso nem tão pouco algum tipo de lazer.
Na passada semana comecei a dar formação a grupo simpático e bem disposto de funcionários de algumas autarquias, que pretendem vir a desempenhar funções profissionais no âmbito da fiscalização.
O local escolhido para o efeito é esta magnífica sala, a Sala dos Leões, sita na Câmara Municipal de Évora.
Palavras para quê?



Foi apenas no segundo dia que reparei nestas escavações, no interior do edifício. Parece que são romanas...e parece que foram umas termas, ou algo semelhante. Lindo de se ver. 









As noite e os fins de semana ainda estão a ser empregues a formar operacionais dos bombeiros do distrito de Évora no âmbito do combate a incêndios florestais. Avizinha-se e adivinha-se uma época complicada e trabalhos, pelo que temos que estar todos bem cientes da responsabilidade e exigências diversas que temos em cima dos nossos ombros.
As paisagens para os exercícios práticos são estas...
...e no domingo adorei ver esta família a passear e a fazer um mega piquenique...duas gerações e uma patolas do mais traquinas....um exemplo a seguir! Ninguém ficou para trás! 
Mas hoje foi diferente...para melhor, de passagem se diga!
Pela manhã o destino foi Peniche. As coisas não correram como o esperado (Museu Fortaleza encerrado...o almoço também podia ter corrido melhor...), mas sempre deu para apanhar o ar saudável do mar (e um valente escaldão, também!!!) e esticar as pernas. 
Este foi o "vizinho" no parque de estacionamento. Um carro fantástico e super bem conservado! Todo ele brilhava e reluzia!
O passeio pelo molhe foi do melhor. Excepto a parte do escaldão...mas não faz mal. 
Imensos peixes e mais uma vez a tristeza de ver que o bicho homem realmente é muito porcalhão. Lixo em tudo o que é sítio. Que tristeza! 


À hora de almoço, as gaivotas andavam completamente doidas. Parece que há quem vá deixar pão para elas e o resultado é uma correria e alguma confusão, para ver quem consegue ficar com os melhores pedaços. Uma delícia de se ver!  



A caminho do Cabo Carvoeiro, as Berlengas e as Desertas apresentavam-se soberbas!
Só me apeteceu dar estalos na minha própria pessoa! Aqui a inteligente deixou a máquina fotográfica em casa e as fotografias que consegui tirar (desculpem a fraca qualidade...) foi com recurso ao telemóvel...e sem ver nada do que estava a fazer, pois com a luminosidade do sol não consigo ver nada do que aparece no ecrã do telemóvel!!! 
A Nau dos Corvos (o rochedo isolado que se vê a meio da fotografia) constituiu uma agradável surpresa. A passarada (corvos...muitos e lindos!!) adora ficar por ali, a apanhar sol e a observar quem passa....fiquei a imaginar como seria na época dos piratas!!!! Quantos barcos de terão despedaçado contra estas falésias?? 









Ainda no Cabo Carvoeiro, e se bem que exista uma semi escadaria até este local, não se consegue ficar indiferente a quem se aventura até locais nada seguros para tentar pescar...enfim.
Mar de um azul intenso e infinito....até onde a vista alcança! 

Fiquei fã da Nau dos Corvos!



Adoro a fotografia abaixo...mesmo ao acaso tive a felicidade de obter este belo registo. E ainda por cima com um telemóvel! 




As gaivotas são umas descaradas...e foi uma sorte não ter acontecido nada de menos higiénico! 
Linda....
E aqui tive outro momento de sorte....gosto muito!

Já de saída do magnífico local que é o Cabo Carvoeiro, eis que descobri que é aqui que nasce a EN114!!! É verdade! Aqui está o km 0 desta estrada nacional, que liga o Cabo Carvoeiro à cidade de Évora! 

Depois de uma voltinha pela linda vila de Óbidos (e três ginjinhas depois...), onde é que fui? Onde? Onde? Ao Carvalhal!! 
É nesta localidade que são filmados os exteriores de uma série que gosto imenso de ver e que me faz rir com vontade. "Bem vindos a Beirais"!
Consegui ver um bocadinho de umas filmagens com os actores mais novitos do elenco e fiquei estupefacta com a quantidade de técnicos e veículos que por ali estavam a dar apoio às gravações.
Este é o largo onde tudo acontece.... 
Podemos ver a Sociedade Recreativa (à esquerda, na rua perpendicular ao largo)...
...a agência funerária (que pena as filmagens não serem com os cangalheiros...são as minhas personagens favoritas!!!).... 

Com o toldo amarelo temos o mini mercado da Alzira e um pouco mais acima a barbearia....

A agência funerária de novo....


E as atrizes que interpretam a Tânia (à esquerda) e a Inês (à direita)... 



E o trio maravilha dos disparates da adolescência....
A oficina Pedroso...

...e o Posto da GNR...
Esta é a casa que aparece logo no início do genérico...linda!
No genérico:
Resumindo...foi um bom dia...

Fiquem bem!

*Màirí **




1 comentário: