sexta-feira, 20 de junho de 2014

Limpezas a fundo

Estas minhas férias têm sido assim algo de .... como direi ....no mínimo estranho.
Entre compromissos já assumidos, andei ainda a trabalhar por outras paragens .... e no domingo passado terminei um longuíssimo ciclo de formação ministrada, em que em mais de dois meses consecutivos tive o privilégio de privar com cerca de cem operacionais do distrito de Évora, tentando transmitir-lhes conceitos diversos na área do combate a incêndios florestais. A responsabilidade que os bombeiros transportam aos ombros traduz-se nisto mesmo: espírito de sacrifício e vontade de saber e fazer cada vez mais e melhor.
Esta semana, entre reuniões e incêndios, a ordem do dia tem sido: P-I-N-T-U-R-A-S!!!!
Confesso que não é das melhores coisas que me podem acontecer, mas quando tem que ser é e pronto! Se é para fazer, faz-se e mais nada! (mas é claro que preferia ter umas férias normais e passear, passar uns dias algures...enfim, talvez um dia.).
As paredes cá de casa andavam tristonhas...monótonas. Basicamente, a necessitar de uma profunda mudança.
E foi isso mesmo que aconteceu! A entrada e o corredor já têm uma nova cara e depois de ter a decoração feita, acho que vão ficar bem simpáticos!
O primeiro passo foi "descascar" as paredes. A tinta que estava colocada era plástica (arrgghhhhh....se nunca gostei deste tipo de tinta, a partir de agora fiquei mesmo a detestar...), o que quanto a mim faz com que as paredes não respirem adequadamente. 
A sensação com que fiquei depois de ter removido toda a tinta plástica (puuuffff....que trabalheira e que poeirada!!!) foi a de que as paredes deram um valente suspiro de alívio e se encheram de ar fresco!
O primeiro passo foi pintar o tecto (Sim! Não estou a escrever conforme o acordo ortográfico porque me apetece e pronto!!)...neste caso de um bonito tom de amarelo (confere uma enorme luminosidade...):

Aqui já prontinho!!!!

Entretanto começaram a acontecer as desgraças (até me admirava se não acontecesse qualquer coisa....). 
Como existiam alguns cabos de telecomunicações (já em desuso) ainda colados à parede, removi-os todos. E aos quilos de cola que os fixava à parede. Bahhhh!!! Que porcaria!!! Pode ser rápido para os técnicos de telecomunicações despacharem serviço, mas é uma grande porcaria! Para além de danificarem as pinturas, dão um trabalho imenso quando se quer remover tudo....mas já está. Tudo limpinho e sem cola nenhuma!!
Bom, foi nesta altura que a desgraça aconteceu. Apercebendo-me que a parede "tocava a oco", decidi investigar...e a verdade é que o reboco estava a desagregar-se.
Martelada daqui....martelada dali....tive que remover uma parte do rodapé, porque estava quase a cair.... por momento até pensei se esta situação não seria um sinal divino!!! Do tipo Indiana Jones (versão feminina, claro!!!)...a escavar e a martelar até descobrir um tesouro qualquer!!!
Mas não...a única coisa que encontrei foi mesmo uma parede em mau estado, que precisou de um "penso rápido". O tesouro vai ter que ficar para a próxima.... 
Agora vem a parte mais complicada. Aqui está a cor que escolhi para a entrada: turquesa!!! (o tom da fotografia não corresponde totalmente ao tom real, que considero bem mais interessante!).
Digamos que o primeiro impacto foi um pouco estranho....quer dizer...sempre é turquesa! Um tom forte para a vista!! 
No entanto devo dizer que agora simplesmente A-D-O-R-O!!!
Se as coisas correrem bem e eu conseguir concretizar a decoração que tenho em mente, vai ficar bem agradável!!! (lamento, mas terão que esperar pelos próximos episódios....)
Mesmo que ande ocupada com diversas tarefas, a minha imaginação não para...e de pensamento em pensamento, eis que fui assaltada por uma ideia para tentar quebrar um pouco da "agressividade" do azul....
:: tecido 
:: agrafador
:: madeira
:: tesoura  
... coisas espalhadas por todo o lado (sou mesmo assim....em tudo! Assim que chego a um lado qualquer trato logo de espalhar papeis, canetas, óculos, etc.).
Desde já refiro que as portas irão mudar de cor...talvez ainda este fim de semana!!!! 
Entretanto o penso rápido foi feito...e pintado! 
E aqui está o resultado parcial da receita que envolveu tecidos, madeiras e agrafadores!  
Um pouco mais ao perto, aqui está! Madeira forrada com um tecido giríssimo, que vai rodear toda a entrada!
A intenção seria colocar esta "fita" mesmo junto à zona onde começa o tecto, mas como passam por ali uns cabos eléctricos fui obrigada a descer um pouco....mas acho que vai ficar bem acolhedor! 


Não havendo nada em contrário, este fim de semana vai ser pródigo em alterações de visual!!!
Sejamos todos pacientes e aguardemos pelo desenrolar dos trabalhos!

Até breve!

Màirí **

Sem comentários:

Enviar um comentário