domingo, 17 de abril de 2016

A recomeçar.....

15 meses depois da última publicação (!!!!!) eis que o Serrubeco está de volta.
Foram 15 meses em que muitas coisas aconteceram. 
Umas muitos más, outras boas.
O que começou por ser apenas uma pequena pausa no Serrubeco transformou-se numa enorme licença sabática. 
Foi tempo demais fora destas lides, mas se assim aconteceu por algum motivo foi.
Ao longo deste tempo descobri que tinha cancro, apeteceu-me desistir de muitas coisas e comecei a pensar em iniciar um magote de outras coisas.
Afastei-me (e afastaram-se) de algumas pessoas mas "descobri" outras tantas, que se têm revelado uma surpresa ultra agradável.
Quanto ao bicho papão "cancro", em relação ao qual não tenho qualquer tipo de urticária em falar (aliás, brevemente vou fazer questão de fazer pelo menos uma publicação a falar da grande besta), para já só tenho a dizer que não há-de ser mais teimoso que eu! Eehhehehe.
Mas adiante.
Tendo imensas coisas de que quero falar, hoje deixo-vos apenas com umas quantas fotografias acabadinhas de tirar.
Não é preciso ser-se rico para se tentar ser feliz. Não é preciso correr o mundo para encontrar coisas belas. Não é preciso ir à "terra dos outros" para se ver coisas interessantes.
Tenho a sorte de viver num local lindo. Onde se vive bem, apesar das poucas oportunidades de realização profissional. Onde se respira bem. Onde se come ainda melhor.
Aproveitei uma excelente tarde de sol para ir dar uma volta a pé, coisa que já não fazia há uns largos meses. 
Apesar de não ter sido muito longa (pelas minhas contas devo ter andado cerca de 6 a 7 km. Amanhã vou tratar de comprar umas pilhas novas para o podómetro....), a voltinha que dei soube-me a maravilhas.
Local de destino: o "meu" castelo.
Antes de iniciar a subida para o Monte Maior, a curiosidade e o olfacto levaram-me até ao jardim público. 
Os lilazes estão simplesmente lindos....e o cheirinho!!!! Tão bom!
Tentei imaginar como seria este jardim em tempos idos, em tempos onda havia animação no coreto....



 Os pombos estão cada vez mais atrevidos....este engraçou comigo e decidiu aproximar-se
 Outros dois vieram ter com o primeiro e caminharam na minha direcção, todos emproados.

 Voltando ao jardim e aos lilazes, existem uns quantos pés que demonstram bem o quão antigos são. 

 Reparem bem no entrelaçado na grade de pedra....magnífico!



Na estrada de acesso ao castelo deparei-me com uma situação que começou por ser estranha....um senhor numa carrinha, a circular devagarinho e a buzinar....estaria a chamar alguém??
Na realidade estava! Ainda há gente boa, e este senhor vem todos os dias dar de comer a uns gatitos que por aqui andam. Magnífico! Bem haja! 


Castelo fora, subi até à antiga Igreja de Santa Maria do Bispo. Mais uma vez a imaginação borbulhava e comecei a pensar como seria andar por aqui quando o povoado estava dentro de muralhas, quando havia Cortes, quando havia ataques!!!!
Mesmo em ruínas, não deixa de ser imponente e bela! 








A Torre do Relógio estava aberta a visitas. Lá fui eu até lá acima, mas confesso que não foi agradável andar a fazer quase uma escalada entre os dejectos dos pombos....já para não falar dos que lá estavam mortos.  
Ainda assim, foi muito compensador. A vista lá de cima é diferente. Muito mais arejada, permite-nos ver as coisas a que estamos habituados de um ângulo diferente.
Já para não falar do velhinho relógio de sol,que tão bem tem resistido à passagem dos anos.


Dois lindos sinos ainda por ali estão, simples mas lindíssimos! 














Continuando o passeio, reparei em algo que achei curioso, diferente e bonito.
No lugar do sino foi colocado este objecto, que confesso não saber o que é. Não sei se é apenas decorativo ou se tem algum outro tipo de utilização (pessoas da minha terra, se alguém me conseguir elucidar agradeço!).
Ainda assim, acho que se enquadra muito bem! Gostei! 

Que este seja um regresso em grande. Que o Serrubeco não hiberne nunca mais....que nos vamos encontrando pelo menos por aqui e partamos todos à descoberta da vida.
Sintam-se, mais uma vez, convidados a vir até Montemor-o-Novo (mas venham com tempo!)...temos muito para oferecer!

Até já!!!




8 comentários: