sábado, 16 de novembro de 2013

Manhãs de Outono

As manhãs frescas de Outono, associadas a uma folga inesperada, permitiram-me dar uma volta pela cidade.
Devo dizer que as obras ainda em curso na zona da praça de toiros e do parque escolar têm transformado esta zona da cidade numa área belíssima, propícia aos passeios a pé e à descontração.
O monumento que abaixo mostro (peço desculpa pela fraca qualidade das imagens, mas a verdade é que me esqueci da máquina fotográfica em casa) foi concluído há muito pouco tempo, e segundo parece pretende representar quer o banco dos namorados quer as muralhas do nosso fantástico castelo (se porventura esta versão não estiver correta, façam favor de a corrigir!!).
Escusado será dizer que andei a investigar todos os cantinhos, fiquei com algumas ideias na cabeça (mau....lá vem "batata") e já me imaginei por aqui sentada a ler ou a fazer crochet!!!
Ahhhh....e ainda pensei em levar todo o monumento para casa, mas infelizmente é um pouco grande demais... (brincadeiras à parte, adoro este cantinho...apenas tenho pena de não estar mais arborizado. Fica a ideia e o "pedido"...).
Estes arranjos nos bancos são simplesmente fantásticos...e adorei o pormenor das bolinhas coloridas!
Maravilhoso....estou a imaginar como ficaria rodeado de árvores.....




Continuando com o percurso pedestre, registei este palacete magnífico mas que infelizmente está em ruínas, Espero sinceramente que seja recuperado a tempo e não o deixem desaparecer...seria uma pena e uma perda cultural e de edificado tremenda.
Esta chaminé é de cortar a respiração. Tem uns adornos espetaculares e a imagem não faz justiça à sua real dimensão.
Ainda assim, na imagem em baixo consegue-se fazer uma ideia do porte da chaminé, em relação ao restante corpo do edifício.
Praticamente em frente, fica esta fachada que nem sei adjectivar. Linda, fantástica, soberba e maravilhosa!
Adoro estas casas...antiquíssimas!! Baixas, normalmente apenas com uma janela e com chaminés enormes, que fazem lembrar o rigor dos invernos alentejanos e as matanças de porco! Imagino o cheiro a enchidos a curar aqui há umas boas dezenas de anos atrás!!!
Felizmente já não como carnes vermelhas, mas continuo a adorar o cheiro dos enchidos! 
Deixemos a produção em massa para trás e valorizemos o que é tradicional e feito de forma personalizada! Afinal de contas não somos peças a serem rebitadas em série, pois não???? 
Estava eu a fotografar este portão, por trás do qual se encontra um jardim lindíssimo, e vislumbrei um patolas lindo e extremamente simpático!
Lá me aproximei dele e digamos que arranjei mais um sobrinho! Ficámos grandes amigos!
Aqui está a casa anterior, numa perspectiva mais abrangente.
Já que estava relativamente perto, aproveitei para ir ao futuro campo de treinos e formação da minha Corporação. 
Trata-se de um espaço amplo, ainda em fase de implementação, que vai permitir a realização de formações práticas e teóricas em que a componente prática poderá finalmente ser mais valorizada e implementada.
Os contentores que aqui podemos ver, e dos quais não consigo transmitir uma panorâmica geral, transformar-se-ão em salas de formação, cozinha e refeitório. Os restantes contentores que podemos ver mais abaixo constituem as instalações sanitárias e um bloco de apoio logístico.

Este é um espaço amplo, no qual se poderão realizar as formações práticas e onde se realizarão as tradicionais largadas por ocasião da Feira da Luz. 




No regresso, não consegui deixar de registar mais uma perspectiva deste edifício de que tanto gosto....
Do lado oposto da rua, nada como espreitar para dentro deste recinto e observar um magnífico fontanário. Numa próxima oportunidade, com mais tempo disponível, terei que o ir ver com mais atenção!

Digamos que em muito pouco tempo (cerca de 45 minutos) dei uma volta fantástica a pé, fiz pausas para tirar fotografias e observar com mais atenção algumas partes da cidade e apanhei muito ar puro!
Fica aqui a prova de que optar pelos percursos mais longos é bom e saudável!
Ontem à tarde integrei uma visita promovida pelo CDOS de Évora, em conjunto com a EMBRAER e com o SMPC de Évora, em que os quadros de comando do distrito tiveram a hipótese de visitar as instalações da EMBRAER em Évora.
Sabendo de antemão que se trata de uma empresa de tecnologia de ponta aplicada à aeronáutica, fiquei agradada com o que vi e com o grau de organização e precisão institucional ali existentes.
Desejo sinceramente os maiores sucessos.



Até breve...

Màiri ***




Sem comentários:

Enviar um comentário