Mesmo engripada a sério, hoje foi dia de passeio. O pretexto foi o Festival da Castanha, em Marvão.
Nunca tinha ido a Marvão, e confesso que estava curiosa por ir à terra onde se vêm as costas aos pássaros.
Com os dias já bem mais frescos, decidi usar pela primeira vez a gola que fiz à uns tempos atrás e que já tinha aqui mostrado.
A primeira grande vista sobre a vila de Marvão. Linda! Toda ela edificada em cima de um maciço rochoso impressionante!As vistas são simplesmente lindas, independentemente de serem de território nacional ou espanhol.
Fiquei encantada com esta casa.
E com os seus pormenores exteriores.
O almoço não correu lá muito bem. A oferta não é muito grande e atendendo a que existiam alguns milhares de pessoas a circular, o panorama piorou ainda mais. Sou adepta do tradicional picnic (nada como a nossa comidinha), mas como a intenção era provar a gastronomia local, decidiu-se não se levar farnel.
Escolhido o local para a refeição, digamos que estivemos à mesa hora e meia (sim....01h30!!!!) à espera que nos fosse servida a entrada e uma garrafa de água. Foi mesmo a tempo, porque já tinha sido equacionada a hipótese de sair dali para fora.
Felizmente a qualidade da refeição foi irrepreensível (apesar de cara).
Uma vez que já sabem que o fim da semana da Festa da Castanha envolve o afluxo de milhares e milhares de visitantes, penso que a estratégia adoptada deveria ser redefinida e melhorada. Assim é chato. Muito chato!!!
Valeu a companhia da minha querida gola:
e as vistas a partir da sala de refeições:Felizmente a qualidade da refeição foi irrepreensível (apesar de cara).
Uma vez que já sabem que o fim da semana da Festa da Castanha envolve o afluxo de milhares e milhares de visitantes, penso que a estratégia adoptada deveria ser redefinida e melhorada. Assim é chato. Muito chato!!!
Valeu a companhia da minha querida gola:
Terminado o almoço (já depois das 15h30...), foi altura de provar as castanhas assadas e de esticar as pernas pela vila.
Maravilhosas!
Algumas das ruas são assim! Lindas!!!!
Estas paisagens...que dizer?
Encontrámos uma pequena cascata no interior da povoação:
O trajeto sinuoso a seguir ao longo das muralhas:
Umas simpáticas galinhas:
E paisagens sem fim!!
Esta personagem é o meu pai a comer castanhas e a fazer pose!!! Ehehehhhehehhe
E é ao olhar para este cenário que se faz clique na minha cabeça e começo a imaginar como seriam as coisas por aqui na idade média....soldados a correr muralha acima, muralha abaixo....caldeirões de azeite a ferver derrubados bem cá de cima para atingir os inimigos....catapultas com pedras.....uiiii...tanta coisa!
No interior da vila, uma pequena feira de produtos artesanais e tradicionais. Com imensa gente!!!!
Depois de vista a feirinha, mais uma caminhada até a esta zona do castelo (penso que deve ter sido o centro nevrálgico de todo o castelo....pelo menos a avaliar pelo aspecto...).
Aqueles pontinhos minúsculos em cima da torre de menagem são pessoas, E curiosa como sou, também lá estive!
E as vistas lá de cima:
Impressionante, não é?
Aqui é que tive mesmo a imaginação a trabalhar a todo o vapor!
Um largo virado a Espanha...cheio de canhões!!! E de aberturas estratégicas para monitorizar e acompanhar movimentações estranhas!!!
Isto é o que se pode observar das ameias. Já imaginaram o trabalhão que os nossos antepassados tiveram para defender a fronteira da nação?
Devem ter existido aqui confrontos brutais!!!!
Uma escadaria a descer a muralha! Onde irá dar? A uma catacumba? A uma passagem subterrânea??? Aiiiii, que curiosidade!!!!!!
Já imaginaram os malandros dos inimigos a querer tomar o castelo de assalto? A trepar pelos rochedos e a levarem com setas e pedregulhos em cima???
Ao sair desta parte do castelo, ainda fui espreitar a cisterna do mesmo. Penso que aqui teria sido o local de armazenamento de água para a população.
E que talvez por este orifício ( o único existente) se enfiassem os baldes para recolher a água.Estas são as escadas que dão acesso à cisterna.
Ao descer a Rua do castelo, deparei-me com esta inscrição:
Penso que terá algo a ver com a judiaria, mas não tenho a certeza.
Contudo, tenho a certeza que esta casa é antiquíssima e linda!
Alguma animação musical:
E entretanto chegou a hora de regressar a casa....
...e percorrer mais algumas ruas fantásticas....
....entretanto já iluminadas.
Foi um dia muito bem passado...vai ficar gravado na memória!
Màiri ***
Màiri ***
Muito lindo Maria adorei gostaria imenso de chegar até aí e ver todas essas belezas, farei um cruzeiro a europa em março de 2014, quero conhecer lugares assim espero, bjs e obrigado.
ResponderEliminarMarina, não se vai arrepender de certeza. Existem coisas lindas para visitar! Quem nem imaginamos que existem!
Eliminar