sábado, 16 de fevereiro de 2013

Finalmente o chão!!!

A terça feira de Carnaval, para além de ter entrado de turno às 20h00, permitiu-me adiantar algumas coisas na obra do sótão.
Das telhas partidas fizeram-se cacos para ganhar altura no pavimento:

 
Preguei ainda os pregos nas madeiras a colocar no chão, para as fixar na argamassa:

 

 E um mês e meio após o início dos trabalhos, as minhas luvas estão neste estado:


Consegui ainda mudar algumas aromáticas para uns novos vasos (as outras ainda estão a aguardar um tratamento igual.).

 
É essencial proporcionar uma boa drenagem:


E aqui está a menta-chocolate, feliz e contente!


As camélias continuam a florir. Estão cada dia mais bonitas!



 
Hoje o dia foi passado a colocar o xisto no chão (finalmenteee!!!!!). De manhã a vista para o maravilhoso castelo era esta:


 
A colocação do xisto foi trabalhosa, morosa e penosa, mas o resultado ao final do dia foi fantástico. Mais um pequeno passo para o final desta imensa trabalheira.
 
O início da colocação da argamassa:



A primeira laje (grande e pesada!!! pufff!!!) que foi colocada já estava à espera:


E cá está ela, já no seu lugar!


A parte central ficou assim:


De seguida passou-se para uma das laterais:

 Que ficou assim:



Ao final do dia, este foi o trabalho realizado. Pode parecer pouco, mas garanto que já é um avanço considerável. Entre amanhã e segunda feira terei que fazer as juntas...mais uma trabalheira, mas que valerá bem a pena.



Ainda não tinha referido que, por dentro, já está tudo rebocado. Pode-se ver a porta de acesso, ainda sem as vigas de madeira colocadas...mas lá chegaremos.


Durante a tarde, o castelo já se apresentava um pouco menos enevoado. É fantástica, esta vista...
 
 

Já no descanso da minha caminha, lembrei-me de ir buscar este meu magnífico livro: "O vento nos salgueiros", do escocês Kenneth Grahame. Foi originalmente escrito em 1859 e transporta-me para a minha infância (não pela data em que foi escrito, atenção!!!)...lembro-me de ser bem pequenita e de passar na televisão uma série animada com base neste livro...era uma série fantástica, com o tema principal cantado pelo Jorge Palma...que saudades....


Este livro apresenta ainda  as ilustrações originais, da autoria de E.H. Shepard, possuindo as mesmas uma qualidade irrepreensível...

 
Agora são horas de descanso e de leitura....fiquem bem! **

Sem comentários:

Enviar um comentário