terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Rendida aos e-books

A noite de domingo passado, para além de ter permitido assistir à cerimónia dos Óscares, possibilitou-me uma incursão pelo mundo dos e-books.
Fascina-me tudo o que se encontre relacionado com trabalhos manuais, com decoração, com a Idade Média, com a cultura celta...enfim, com uma imensidão de temas.
Se, a juntar a tudo isto, conseguir aliar o fator antiguidade, tanto melhor!
Descobri uns quantos livros do final do século XIX, início do século XX, que me deixaram boquiaberta. Para me sentir completamente feliz, só falta mesmo a oportunidade de os poder folhear e cheirar (confesso que não compro livro nenhum sem o cheirar primeiro...).
Este livro, que aborda a Idade Média, contém ilustrações belíssimas!

 
 
 

 
Num outro livro encontrei este xaile...lindo! Tenho o forte pressentimento que ainda o vou fazer para mim!
 

 
Este outro livro, de 1901 (!!!) aborda temas relacionados com arquitetura e decoração. Fantástico!
 
 
Esta publicação, de 1915, também aborda as manualidades.
 

 
 
A pirogravura é uma área que me fascina...já experimentei fazer, ainda que a um nível bastante rudimentar, e adorei a experiência. É sem dúvida uma área a explorar.
 


 
 
Como não poderia deixar de ser, os temas relacionados com bombeiros acabam sempre por aparecer nas minhas pesquisas (sabe-se lá porquê...). Este manual, de 1920, deveria servir de exemplo para muita coisa no nosso país, e nbão só na área dos bombeiros. Já nesta altura as pessoas qualificadas para o efeito desempenhavam funções profissionais nas áreas nas quais se formaram. Em Portugal quando acontecerá isso? Estamos a mais de um século de distância do caminho certo a seguir...a mim arrepia-me...
 


 
 
De volta às manualidades, mais uma publicação deliciosa que descobri:
 


E vou mesmo ter que ensaiar estes pontos para fazer uma mantinha!

 
 
Esta publicação de 1899 (sim...leram bem...1899!!) é extraordinária. Para além de ensinar a fazer uma série de coisas (bordados, crochet e tricot), tem imagens e esquemas fantásticos. Completamente aprovado, até porque as instruções são muito fáceis de compreender!
 




 
 
Na publicação mais antiga que encontrei (1894!!!), descobri um acessório que vou fazer e utilizar no próximo Inverno! Parece-me ultra confortável! (contudo, dispenso o laço....)
 


 
A minha mais recente paixão é o gaélico escocês. Possuo uma enormidade de livros, gramáticas, dicionários, áudios....
 

 
Este é o aspeto da quantidade de bibliografia que vou acumulando no meu computador...só espero que não avarie....
 
 
Numa altura em que me sinto bastante desmotivada com a dissertação de mestrado (o ânimo hibernou...), tenho ainda dois trabalhos a fazer...o de modelação hidrológica é o que está na rampa de lançamento, mas a vontade de o fazer....onde anda ela?
 
 
Este é um tema que me interessa..e que vou tentar aprofundar: 
Feasgar math dhuibh!! Màiri
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário