terça-feira, 12 de novembro de 2013

Com as mãos na massa

Para apreciar o último dia de folga, nada melhor do que estar por casa a mexer nos tachos.
Assumo-me como uma criatura completamente anti-aquelas panelecas manhosas que dizem que fazem de tudo. Não gosto, acho que o preço é abusivo e sinceramente é por demais impossível obter-se os mesmos sabores.
Não consigo equacionar a hipótese de uma boa sopa de hortaliça feita ao fogão, lentamente, ser comparável a uma idêntica que demora 15 minutos (estou a atirar este valor temporal ao acaso...) a ser confeccionada. E já nem vou à panelinha de barro ao lume de chão!!!!
Mas já iremos aos tachos!
Já aqui mencionei que os meus patolas adoram os donos todos! E que é o delírio quando estamos por casa.
Ontem ao adormecer, vejam bem o estado da Bolachinha! Completamente encostadinha a mim!
Já depois de ter desligado a luz, tive um descomunal ataque de tosse. Ao acender o candeeiro para chegar ao xarope, tinha um focinho lindo encostado à minha cara! E estes olhinhos fabulosos a olhar para mim, ensonados, e certamente a pensar porque motivo eu não sossegava e dormia.
Não tem preço.....  
A tarefa de limpar e lavar o quintal não é das mais fáceis. O Abanicus não me larga um segundo. Ando seriamente a pensar em adquirir um peitoral para andar com ele ao peito. 
Passando para o quintal da minha irmã, o panorama não é de todo melhor. Torna-se difícil varrer e lavar quando nos deparamos com estas situações...o Teófilo a fazer olhinhos de cachorrinho abandonado... 
...e hoje até o ternurento Migalhinhas fez pose.
A Gata Maria também decidiu fazer-me ver que aprecia a minha presença. Mas não aprecia grandemente as coisas que me acompanham. Esquemas? Linhas? Agulhas? Cadernos? Lenços de papel? Isso serve para quê?? 
Voltinha para um lado (o caminho mais curto é sempre por cima das minhas pernas...)...
...voltinha para o outro lado...
...há que investigar se existe algum objeto potencialmente perigoso escondido por baixo dos papéis...
...mais uma voltinha pelo mesmo percurso (por cima das minhas pernas!!!), seguido de uma pequena pausa em cima do braço do sofá, a espreitar o que se passa lá fora.
Dona, sou gira não sou???
Acabado o descanso, lá foi ela ver de novo se os papéis ainda estavam no mesmo sítio...
...aparentemente estão...
...no chão a fazer olhinhos de gatinho abandonado....
...e pronto. Eu que me convença que quando o vôvô não está, a Gata Maria precisa de quem lhe dê colinho! Esteja a fazer alguma coisa ou não!! 
Esta personagem instalou-se em cima do meu colo e pronto!!


Estava eu na cozinha, detetei alguns barulhos estranhos...indicadores de...digamos....DISPARATES CANINOS!!!!! 
Da porta o que é que vi? Duas cadelas e um cão extasiados por andarem a destruir um rolo com cinco sacos para o lixo que eu tinha deixado no quintal por esquecimento! Por isso a culpa foi minha!! Sem dúvida que foi!

De regresso à sala, pude verificar o apreço que a Maria tem pelos meus trabalhos em crochet....
Voltando agora ao tema principal, a gastronomia, decidi fazer pão.
Como sou daquelas pessoas que aproveita tudo e mais alguma coisa e gosta de acrescentar sempre mais qualquer coisa aos pratos confeccionados, lembrei-me de juntar nozes...
 ...e castanhas (estavam assadas e andavam por aqui sem que ninguém lhes desse importância).
Há que colocar a farinha num recipiente....
...adicionar água tépida...
...e amassar durante dez minutos.

Tapa-se e fica a repousar 45 minutos num local quentinho.
Findo o período de repouso, coloca-se farinha numa superfície dura e estende-se a massa. Foi nesta fase que adicionei as nozes e as castanhas.
Cá está o pãozinho!
Tapa-se e fica a repousar cerca de 1 hora.
Entretanto fiz um crumble...aproveitei as nozes e as castanhas que sobraram do pão e voilá!!!
O pão a repousar...
...e já no tabuleiro, prontinho para ir para o forno! Bem polvilhado com farinha e com uns golpes que irão facilitar a cozedura. 
Cá está ele, acabadinho de sair do forno!!!
Nhamiii!!!!
Fantástico....acabadinho de sair do forno e acompanhado com chá...delicioso!

Entretanto aproveitei e tirei já um bocadinho de crumble para levar amanhã para o almoço!
De manhã, quando fui ao supermercado, encontrei este cóleo e pronto...teve que vir comigo. 
Mudei-o logo para outro vaso e já está em casa, a fazer companhia a esta outra planta. Espero que se adapte bem!

Até breve!

Màiri **

3 comentários:

  1. Maria, fartei-me de rir!! Que dia fantástico!! Parabéns pelo post, está mesmo giro e bem relatado!! :) Até pareceu que eu estava a viver esses momentos todos! hehe
    Parabéns pelo pãozinho!!! Já se comia, deve estar mt bom mesmo!!
    Beijinhos
    Sónia Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sónia, o pãozinho ficou excelente...sobraram algumas migalhas.. :)

      Eliminar
  2. opááá cada vez adoro mais este blog ........ tá dito beijinhooooo

    ResponderEliminar